O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central se chamará Pix

O sistema de pagamentos instantâneos brasileiro vai se chamar “Pix”; Disse na quarta-feira à noite o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos, em entrevista à Globonews. De acordo com ele, o nome havia sido escolhido ontem mesmo pelo órgão regulador. Que planeja lançar o serviço no fim deste ano.

O Pix não será um produto ou um aplicativo do Banco Central, mas sim um sistema de pagamentos, que terá nome, marca e identidade visual. É por ele que as instituições bancárias se conectarão para realizar as transferências de valores, em tempo real.

Em vez de número de banco, agência, conta e CPF, o usuário só precisará de uma única informação para iniciar uma transferência. Essa informação pode ser o número do celular, por exemplo, ou então um QR code universal, aceito por todas as instituições e que identificará o recebedor.

O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central se chamará Pix

É um avanço considerável na comparação com os já clássicos sistemas TED (Transferência Eletrônica Disponível) e DOC (Documento de Ordem de Crédito), que funcionam apenas em dias úteis.

Dá para dizer o mesmo em relação ao boleto bancário. Pagamentos desse tipo podem levar até três dias úteis para serem compensados. Com o Pix, esse processo deverá ser imediato.

Outro avanço importante é a compatibilidade do Pix com transferências e pagamentos instantâneos via QR Code que, no Brasil, já vem sendo usado por plataformas como PicPay e Mercado Pago, só para citar alguns exemplos relacionados a fintechs.

Pagamentos instantâneos via QR Code deverão ser liberados no Pix já em 2020, provavelmente, junto com o lançamento do sistema. Em 2021, o sistema permitirá transferências de dinheiro via QR Code. Para o mesmo ano, é esperado que o Pix suporte transações via aproximação (tecnologias NFC e MST).

Um detalhe que não pode passar despercebido: o Banco Central não pretende limitar o Pix aos bancos, mas também dar acesso ao sistema às fintechs. De modo geral, a intenção do órgão é estimular a competitividade no setor.

🔸🔸🔸 Posts Recomendados 🔸🔸🔸

Comentários